Tenho um parente próximo que me olha com expressão de deboche toda vez que falo de inundações, catástrofes climáticas, desaparecimento de cidades engolidas pela força das ondas, aumento do nível da água nos oceanos etc.
Ele tenta disfarçar um sorriso de canto de boca, e, no fundo, não acredita em nada do que digo, pois acha que esse tipo de discurso é papo de intelectualóide metido a ambientalista/cientista. Ao seu redor, na sua roda de amigos e familiares,ninguém levanta esse tipo de assunto e portanto ele acha esse papo surreal ,pois tem certeza que isso , na prática, jamais irá ocorrer.
Para ele, até mesmo essa recente catástrofe no Sul do país nada mais é do que falta de planejamento no escoamento de água do rio Guaíba. Não tem nada a ver com a água do mar.Para ele,o mar continua quietinho no seu canto, indo e vindo, fazendo a alegria das crianças à beira-mar e refrescando os adultos encalorados aos finais de semana. De vez em quando a maré sobe, inunda o calçadão e invade a avenida da praia, fazendo um estrago passageiro, mas nada grave, é só mais uma mudança de Lua.
Vamos continuar acreditando que o Governo está tomando um monte de medidas para reduzir o aquecimento global, melhorar a qualidade do ar, reduzir o desmatamento e apoiar formas alternativas de energia, menos poluentes. Vamos continuar acreditando que o mar vai respeitar os limites da faixa de areia e só uma vez ou outra vai invadir o calçadão. A Natureza é linda, Deus é brasileiro e tudo vai voltar ao normal depois que o nível da água baixar.
A certeza é tão grande, que acabaram de lançar um megaprojeto imobiliário com apartamentos de alto padrão com vista para o mar na cidade onde esse meu parente mora. Isso sim é que é privilégio:acordar de manhã e se deparar com o horizonte sempre azul, sentir a brisa marinha e ouvir o som das ondas quebrando à distância. Que TV digital que nada. A vista panorâmica é da janela mesmo, ao vivo e em cores. Camarote Vip, visão total e permanente do mar que parece uma piscina, enquanto lá, do outro lado do mundo, a maior geleira continua derretendo numa velocidade assustadora, com os cientistas alertando que o nível dos oceanos pode subir até quase 1 metro em consequência desse degelo.
O tal empreendimento imobiliário oferece uma bicicleta super moderna e personalizada para quem comprar uma das unidades. E ninguém fala em coletes salva-vidas nas peças de Comunicação da campanha de lançamento do imóvel. Isso é papo de catastrofista que não combina com o glamour da campanha publicitária. Você sabe nadar?